A difícil integração grupal


Na intenção de proporcionar uma integração homogênea da turma, o professor sempre propôs trabalhos em grupo. Seja pesquisa, resenha, Power point ou o qualquer outra atividade, o mestre considera de suma importância, que seus alunos se integrem, misturando suas culturas, pensamentos, idéias e colocações em um caldeirão onde o prato final pode não sair como manda a receita.
O que não é levado em consideração, é que o desejo da união coletiva, não parte de todos, portanto, existe a obrigação de se estar atrelado a um determinado grupo, sendo ele em sua totalidade, uma mescla de infinitas personalidades, o que pode causar embates por uma série de motivos que eu gostaria de enumerar.
Um fato consistente sobre a atuação grupal é que nem todos demonstram interesse acerca da tarefa proposta, o que gera atitudes como descaso, atuação relapsa, entre outros aspectos.
A responsabilidade infelizmente não é uma qualidade de todos, sendo assim, é comum que um ou mais colegas fiquem sobrecarregados com tarefas que não lhes pertenciam.
Sempre haverá o pró-ativo e o inativo (bem mais comum), que deverão conviver até a conclusão do tão importante trabalho. Devido a essas naturezas diferenciadas, os conflitos vêm a tona, de maneira que cada indivíduo alimenta a ilusão de que pode modificar o outro, ou até mesmo incutir sua opinião na mente alheia.
Nem todo ser humano possui a habilidade de ceder, sendo assim, é possível que ocorra uma tentativa de dominância e manipulação entre os colegas.
Outra questão relevante é: como avaliar o aluno em sua individualidade, quando este está inserido em um grupo? Quais são os quesitos que o professor utiliza para analisar o desempenho, a criatividade e o raciocínio do educando por si só? Acredito que o desenvolvimento pleno do estudante ocorre quando ele se encontra focado individualmente em suas tarefas.
Até hoje, jamais vi um grupo onde a interação se desse de modo eficaz, as atividades são distribuídas igualmente para que sejam geridas por atuações desiguais.
Sei que a reunião com os colegas representa algo importante para a execução de determinado desígnio, mas a cultura apresentada pela sociedade atual, prega a individualidade e todos absorveram esse conceito por completo.
Portanto, antes de se desenvolver trabalhos coletivos, é necessário que o grupo seja imerso em uma abordagem pedagógica que institua sentimentos e atitudes de cooperação, empatia, humildade, participação, etc. Os professores deveriam trabalhar suas turmas e ressaltar esses valores antes de propor a tarefa oficial ao grupo. Os seres humanos necessitam ser preparados psicologicamente para interagirem juntos e essa questão deve ser estudada com mais atenção por parte dos mestres.

1 comentários:

Samath disse...

Concordo contigo em vários pontos, tbm acho impossivel analise individual dentro de um grupo, e sei dos problemas q os diferentes gênios e temperamentos causam, mas devemos nos lembrar q o humano é um ser social, o convivio em sociedade vai obriga-lo a trabalhar em grupos na maioria de sua carreira e os trabalhos em grupo em periodo letivo são uma preparação para isso.

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