A ignorância do povo brasileiro


É com grande tristeza que posto uma crítica ao povo brasileiro, o Brasil possui uma boa estrutura e poderia sim ser desenvolvido se não fosse a estagnação e falta de interesse de seu povo. Fácil mesmo é culpar os políticos na hora que as coisas não correm bem, sim eles tem sua parcela de culpa, mas e quanto aos “cidadãos”? Patriotismo via osmose não fará este país crescer. Falta responsabilidade, engajamento e instrução para este povo. Citarei um fato real para dar base à minha crítica.
Neste mês fui contratada como recenseadora do IBGE. Não é um mal serviço, apesar de temporário vou ter uma remuneração, nenhum valor exorbitante mas já paga algumas inscrições para concursos e compra de material para estudo.
O que me incomoda não é o fato de as pessoas não se encontrarem presentes, mas sim a ignorância e falta de educação de muitas delas. Ressalto que não é minha intenção generalizar, mas uma boa parte da população não sabe o que é o Censo demográfico e para que serve. No entanto sabem da vida dos personagens da novela das 20:00 e o nome de cada um deles.
Bom, aos mentecaptos que acreditam que o IBGE possui convênio com o Imposto de Renda, podem ficar tranqüilos, o que todos os recenseadores estão cansados de dizer em todos os domicílios é que as informações são sigilosas, serão utilizadas a nível de estatística, porém os incrédulos não sabem o que é estatística.
Estatística é uma pesquisa, no intuito de formular uma base de dados para termos conhecimento do andamento de uma situação. Ex.: Estatísticas mostram que a pobreza está diminuindo no país.
E como chegar até dados como estes, meus queridos noveleiros? Através de questionários que são aplicados à população, no intuito de coletar informações imprescindíveis para nivelar a situação atual. Entretanto, a negação dos moradores a prestar seus dados deixará o resultado final um tanto descaracterizado.
Pense comigo pobre e ingênua nação, o que é um país sem informações primordiais? No mínimo uma grande extensão de terra sem identidade própria. A grande importância da coleta de dados é que a pátria pode se situar e se organizar, tendo a plena certeza de como vai sua população a nível social, econômico (por isso a tão temida pergunta sobre a renda mensal), educacional (que engloba níveis de escolaridade), entre outros aspectos que influenciarão a constituição total do Brasil, sendo de grande relevância o planejamento de políticas públicas, que englobam necessidades primordiais para o desenvolvimento da sociedade. Nestas políticas podemos citar a busca por melhorias no transporte público, projetos de inserção no mercado de trabalho, questões relacionadas à saúde e por aí vai.
Ao contrário do que muitos pensam, o Censo não serve somente para contar quantas pessoas existem no país, vai muito além, mas para que se possa ter um retrato fiel do território nacional, é necessária a colaboração de todas as pessoas. No entanto não é o que acontece pois preferem se negar.
Infelizmente boa parte do povo é alienado, não sabe onde está e mal conhece o funcionamento de determinadas questões. Não adianta colocar a culpa de tudo na escola, pois ela não supre todas as necessidades de um ser humano, a pessoa tem autonomia para buscar conhecimento, portanto, falta de informação é opcional.
É triste perceber que no ano de 2010 ainda existem tantas pessoas arraigadas ao período medieval. Todos a espera do movimento alheio, impotentes perante o próprio ato omisso.

1 comentários:

Pangea disse...

Ah! Belo texto!
Realmente conhecer a realidade do povo, seja atravez de pesquisas oficiais ou outra coisa do g~enero é fundamental para elaborar políticas públicas. E todo o operativo do censo é importante, por isso, vamos rececer bem os nossos recenseadores.
Mas não basta só conhecer os problemas, tem que de fato ir nas suas rizes e se se puxar pra resolvê-los. E credito que é possível, atravez de muito trabalho de mobilização e coscientização, mudar as coisas...
Nós trabalhadores e jovens devemos tomar o controle da situação...
Enfim, Continuarei seguindo e acompanhando o blog, parabéns!

Postar um comentário